quinta-feira, 21 de maio de 2009

"É por isso que Ciência e Fé não combinam..."


Certa feita, na aula de Metodologia do Trabalho Científico, uma colega minha interferiu e disse isso.
Discordei. Mas permaneci calada.
Em casa, a afirmação feita por minha colega me inquietou de tal forma, que resolvi me manifestar no blog, tendo em mente que este é um assunto que rende opiniões.
Ciência e Fé se combinam, sim! E digo mais: andam juntas; e de mão dadas; embora os praticantes de ambas as partes não percebam.
Se você é um daqueles céticos, com certeza vai me chamar de louca. Mas se for uma pessoa inteligente, culta e bastante informada(tanto é que está lendo o meu blog), vai, indubitavelmente, acompanhar a minha linha de raciocínio até o fim, para só depois me dar seu parecer, que será gentilmente transcrito num comentário, não é mesmo?Agradeço desde já !
Eu explico: Em primeiro lugar,não existe pessoas ateias. É absolutamente certo. A partir do momento que os cientistas, ou qualquer outra pessoa deposita sua esperanças em algo ou alguém, seja na ciência ou até mesmo num familiar, ela passa a ter fé, entretanto num "deus" (assim mesmo,com d minúsculo !).
Em segundo lugar, está o big-bang.
Os cientistas(e mais uma vez eles) estão desvendando o que aconteceu antes da explosão da matéria que deu origem aos átomos, galáxias, estrelas, planetas e seres vivos, como nós. Algumas teorias defendem a idéia de que havia antes algo homogêneo e estável, a que deram o nome de singularidade inicial.Porém havia uma probabilidade de se sofrer uma perturbação quântica. E foi isso o que houve. Assim precipitou-se o big-bang e a criação do cosmos. E o que houve antes disso? Segundo os cosmologistas: NADA. Então quem criou o Universo e gerou essa perturbação?
Um mero acaso? E o que acontece com a mais famosa lei dita pelo ícone da ciência, Isaac Newton:" Para toda ação,há uma reação" ?
O que acontece com muitas pessoas, meu caro leitor, é que quanto mais vão aprendendo sobre o Universo,acabam acreditando que podem compreender cada vez mais sem nenhuma interferência sobrenatural.
A ciência limita-se apenas a construir explicações naturais para fenômenos observáveis, por isso não conseguem provar a existência de Deus. O grande problema é que a ciência quer para si o papel de descobrir a verdade. Científico não é verdadeiro. Científico é o que segue determinados padrões metodológicos aceitos pela comunidade científica. Eles nunca provarão que Deus existe procurando provas científicas, sendo que elas são metafísicas.
Agora, façamos uma retrospectiva histórica: O que foi mesmo que motivou, num primeiro instante, a obsessão dos cientistas em descobrir a origem do Universo? Não teria sido justamente a idéia do Criacionismo, descrita na Bíblia? Arrááá...
Elementar, meu caro leitor! Está provado:"A ciência sem fé é manca, e fé sem ciência é cega"-foi o que disse o próprio Einstein.
Queridos cientistas, até para se acreditar que o homem veio de um animal irracional, peludo, e que emite sons ininteligíveis, é necessário uma dose de fé, que eu, particularmente, nesse aspecto, não tenho um pingo. Mas se os senhores se sentem bem tendo um macaco como parente, chamem-o para uma partida de futebol, ou para assistir a uma ópera, quem sabe ele não sai de lá compondo como Beethoven?
Porque até mesmo a CIÊNCIA e a FÉ que andam de mãos dadas, tem lá sua discordâncias, não é assim com todo casal? Vai ver que é porque "os opostos se atraem"..

11 comentários:

Unknown disse...

Nunca tinha pensado dessa maneira, mas pior q é verdade. Concordo com o q vc disse.

A cada dia q se passa me surpreendo mais com vc.
O modo como vc escreve, faz com q qualquer leitor acabe voltando a seu Blog procurando mais postagens pra ler (meu caso).
Parabens Bruninha!!!!!
Continue assim q vc sempre terá um leitor para seu blog.


Bjão

Patrike disse...

Aquele que afirma ser cético em relação a um conjunto específico de crenças é, na verdade, um verdadeiro crente em outro conjunto de crenças.(Phillip E. Johnson)

Os ateus têm um deus em que nem eles acreditam.(Millôr Fernandes)

Somente um principiante que não sabe nada sobre ciência diria que a ciência descarta fé.Se você realmente estudar a cência, ela certamente o levará para mais perto de Deus.(James Tour, nanocientista)

No ensino médio, me ensinaram que um sapo transformando-se num príncipe era um conto de fadas. Na universidade, me ensinaram que um sapo tranformando-se num príncipe era um fato!(Ron Carlson)

Não tenho fé suficiente para ser ateu(Dr. Norman Geisler e Frank Turek)

Não tenho fé suficiente para ser ateu, evolucionista ou relativista.

Eu acredito no cristianismo como acredito que o sol nasce todo dia. Não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo tudo ao meu redor(C.S. Lewis)

Layz Costa disse...

Ciência e Fé combinam demais.
'Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima' Louis Pasteur.

Então, acreditar que não combinam é ser pequeno demais.
Bruuna, vou te linkar lá, amei seu cantiinho!

beijo =*

Valéria Léo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valéria Léo disse...

Acho que você tem toda razão,ciência e fé combinam sim!é o casal quase perfeito.E esse relacionamento não tem direito a divórcio.Terão que se aturar; até que a morte os separe?!(deixa pra lá) rs...
(Bem que me disseram que no perigo, os ateus gritam" Meu Deus!!!)"

Bruna adorei seu jeito de escrever, você prende o leitor com propriedade, PARABÉNS!!!


Beijo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Com certeza ciência e Fé combinam perfeitamente.
Quanto mais os cientistas tentem explicar a inexistência de DEUS, mais eles comprovam a SUA existência.
Como um ser tão complexo como o ser humano pode ter sido criado ao acaso por sucessivas evoluções???
Como a teoria evolucionista de Darwin foi capaz de selecionar plantas com grande capacidade medicinal para os seres humanos????

"Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis."
(Isaías 06:09)

"o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus."(IICoríntios 04:04)

Tyci Olvieira disse...

Bruna, adorei seu texto!
Você conseguiu expor um assunto já batido, com uma nova roupa, com novos conceitos e visões. Parabéns!
Concordo e acredito no fato de que, não há nesse mundo quem nao acredite que há uma força superior.
:)

Juliana Cordeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Cordeiro disse...

nunca imaginei que uma afirmação causaria tanto "rebuliço''e dos bons hein Bruna, porque levou muita gente a pensar...inclusive eu !realmente esta Fé de acreditar , tem tudo haver, porque se você não acredita, não tem porque fazer ou deixar de fazer algo...mas quando falei isso esqueci de dizer que estava me referindo a fé de religião...que tem causado tantos impasses no avanço das pesquisas científicas , quando são contra o uso das células tronco...por exemplo.

um abraço!

P.Amaro disse...

Bruh, concordo plenamente!
Exceto a parte dos macacos, mas isso eu te explico...
É que o que se afirma é que nós e os macacos temos uma ascendência comum, mas que nossa evolução tomou um caminho diferente, por isso ninguém afirma que macacos são como nós, e algo me diz que macacos não conseguiriam orquestrar uma ópera... XD
Eu sinceramente não frequento igrejas e nem pretendo, e tenho certas dúvidas sobre o Deus que se prega, mas creio sim que haja algo mais, na verdade, creio que existam vários "algos mais", portanto respeito a crença de todos por não haver razões pelas quais não se crer, e não exijo nada mais que o respeito do próximo também.


Abraços, Bruh!
Você é uma escritora da p*&#@!!!